top of page

DOCOMOMO 

International Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement

  O Comitê Internacional para a DOcumentação e preservação (COnservation) de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do MOvimento MOderno, o Docomomo Internacional, é uma organização não-governamental, com representação em 69 países e possui mais de 3000 filiados nos continentes: Europa, América, África, Ásia e Oceania por meio de suas representações no âmbito nacional.

DOCOMOMO.png

    Fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda, experimenta uma rápida expansão não somente no campo da preservação, alcançando o da cultura arquitetônica. Seus membros provêm das mais diversas áreas, unindo historiadores, arquitetos, planejadores urbanos, paisagistas, preservacionistas, professores, estudantes e órgãos públicos. Essa multidisciplinaridade fortalece a atuação do Docomomo Internacional.

As missões do Docomomo Internacional são a salvaguarda, com base na preservação de importantes obras do Movimento Moderno por toda a parte, a troca de ideias sobre tecnologias de conservação, história e educação, o

resgate do interesse pelos ideais, pela herança do movimento moderno e pela sua documentação, e o suscitar da responsabilidade para com essa recente herança arquitetônica.

O DOCOMOMO BRASIL

    O Docomomo Brasil foi criado em 1992, no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - UFBA (atual PPGAU/UFBA), seguindo a missão do Docomomo Internacional. A estrutura então proposta era de uma rede brasileira aberta a todos aqueles interessados na preservação da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo modernos.

docomomo_brasil_edited.jpg

   Esse formato de rede de pesquisa tem como objetivo a construção de uma organização nacional flexível para incluir não apenas pesquisadores, mas também profissionais de órgãos de preservação, de escritórios de arquitetura, jornalistas etc. As principais ações do Docomomo Brasil são a realização de inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil, bem como pedidos de tombamento. Além de lutar contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoiar ações semelhantes no resto do mundo.Essas ações são discutidas no âmbito dos Seminários Nacionais, cujo primeiro foi realizado em 1995 pela Comissão Executiva, contando com apoio do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Desde então já foram realizados onze edições, tornando-se o principal fórum para troca de informações necessárias para uma ação mais eficaz em prol da preservação da herança moderna.

bottom of page