top of page
Pauta-compromisso
Eleitos e Candidatos Comprometidos com a
Preservação do Patrimônio Cultural !
Campinas
Guida Calixto
13.020
https://blogdaguida.net.br/
https://www.facebook.com/guidacalixto20/
Sou Guida Calixto, servidora pública municipal – monitora da educação infantil, advogada, sindicalista, mulher negra e socialista! Há muito tempo venho batalhando em Campinas nas lutas populares em busca dos direitos sociais e das liberdades democráticas. Tive atuação importante na defesa da educação pública e plural; na ampliação dos serviços públicos; e pelos direitos do funcionalismo público. Neste ano de 2020, me coloco como candidata a vereadora, pois considero que Campinas necessita de um mandato popular ligado às lutas da classe trabalhadora com muita raça e coragem! Temos compromisso em nossas propostas na área do patrimônio cultural: criação do Departamento de Memória e Sistema Municipal de Museus; fiscalizar o plano Municipal de Cultura para garantir a participação popular; lutar pelo aumento do orçamento da cultura como forma de representar toda diversidade cultural e amplitude dos espacos, equipamentos e patrimônio cultural. Tenho atuação sindical com os servidores municipais, e em muitas dessas lutas estivemos lado a lado com as trabalhadoras/es da cultura.
eleita
Paulo Bufalo
50.000
www.paulobufalo.com.br
Facebook, Instagram, Twitter e YouTube: @PauloBufaloPsol
Sou engenheiro, professor da ETEC Bento Quirino e mestre em educação. Iniciei minha militância em 1980 atuando em pastorais sociais e mais tarde no movimento pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. Na política institucional eleito vereador em 2000 e reeleito 2004 pelo PT, quando acompanhei meu coletivo para construir o Partido Socialismo e Liberdade. No PSOL fui candidato a prefeito em 2008 e a governador em 2010. Exerci um terceiro mandato de vereador de Campinas entre 2013 e 2016. Como vereador fui autor da emenda que isentou artistas e músicos autônomos do pagamento do Imposto Sobre Serviços e articulei um Programa Municipal de Fomento às Artes que não foi implementado na cidade, pois romperia com o clientelismo do atual governo nesta área. Atualmente estou ajudando a consolidar um Observatório da Cultura Popular na cidade. Assumo o compromisso militante e de um futuro mandato com a defesa do Patrimônio Cultural Paulista.
eleito
eleito
Paulo Gaspar
30.999
http://paulogaspar.com.br/ https://www.facebook.com/paulogasparnovo/ https://www.instagram.com/paulogasparcampinas/ https://www.youtube.com/PauloGasparNovoCampinas/
Sou Arquiteto Urbanista formado pela PUC Campinas, tenho 57 anos e mais de 30 anos empreendendo na nossa cidade. Sou candidato a vereador pelo Partido Novo e meu n. 30999. Minhas bandeiras são o Planejamento Urbano sustentável, Preservação do Patrimônio Histórico e do Meio Ambiente entre outros.
3 lugar
Pedro Tourinho prefeito
vice Edilene Santana
13 PT/PSOL
pedrotourinho.com.br https://www.facebook.com/tourinhopedro https://twitter.com/tourinhopedro www.instagram.com/tourinhopedro
Sou Pedro Tourinho, médico sanitarista, professor universitário e fui vereador por duas vezes em Campinas, tendo sido um dos vereadores mais votados da cidade.
Na Câmara, militei em defesa das pautas da democracia e participação social, da saúde, da educação, do direito à cidade e à memória e dos direitos humanos. Agora, em parceria com Edilene Santana, nossa candidata a vice-prefeita pelo PSOL, vamos disputar a prefeitura desta cidade. Em nosso Programa de Governo apresentamos propostas consistentes sobre o direito à cidade, à paisagem, à valorização do patrimônio cultural e aos direitos humanos. Sempre apoiei e dialoguei com os grupos produtores de cultura e dos patrimônios imateriais da periferia de Campinas.
Por isso, apoio e estou comprometido com a luta pela preservação do patrimônio cultural, especialmente em Campinas!
Professor Miranda
50.500
https://www.facebook.com/neltonmiranda13/
https://www.facebook.com/vereadorcampinaspsol50500
Somos um COLETIVO POPULAR, denominado COLETIVO POPULAR PAULO FREIRE. Atuamos nas regiões periféricas da Cidade de Campinas, garantindo efetiva participação, construção e visibilização da EDUCAÇÃO POPULAR como elemento de preservação, transformação e memorial das comunidades. Acreditamos e agimos para que a cultura, na sua expressão mais dinâmica, seja um instrumento da CIDADE EDUCADORA.
Prof. Wagner Romão
13.300
site: www.profwagnerromao.com.br
Facebook, YouTube, Instagram: @profwagnerromao
Twitter: @wagnerromao
Sou doutor em Sociologia pela USP e professor de ciência política na Unicamp desde 2014. Meu foco de pesquisa é a participação, a democracia e as políticas públicas. Exerci a presidência da Associação de Docentes da Unicamp - ADunicamp entre 2018 e 2020. Entre 2017 e 2018 representei a Unicamp no Conselho do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat. A atuação como conselheiro me fez compreender as dificuldades das ações de preservação do patrimônio cultural: faltam funcionários, não há reposição de pessoas que se aposentam, faltam recursos básicos para a implementação de políticas de preservação. No entanto, cada vez mais pessoas se conscientizam da importância da preservação de nossa identidade, de nossa memória e de nosso patrimônio. Como conselheiro, tive oportunidade de defender o patrimônio ferroviário campineiro, especialmente o Conjunto da Estação Ferroviária Guanabara, tombada pelo Condephaat em 2011. Fui relator do processo que reconheceu o virado à paulista patrimônio imaterial do estado de São Paulo, entre outras ações. Precisamos reconhecer e valorizar o patrimônio imaterial e as paisagens culturais. Nossa proposta de mandato se conecta diretamente à preservação do patrimônio cultural de Campinas!
Alessandra Ribeiro prefeita
vice João Carlos Lourenço
65 PCdoB
@aleribeirocampinas
A valorização do Patrimônio Cultural, a sua preservação e salvaguarda, são essenciais para a continuidade da memória histórica e construção da cidadania plena de nosso povo. Eu ACREDITO em Campinas e me comprometo pela defesa de nossos bens registrados, tombados, não tombados e mantidos pelos povos e comunidades. Nosso patrimônio, sua valorização e existência, foram garantidos como direito do povo, pelos artigos 256 e 216 de nossa Constituição Brasileira e pelo Decreto 3551/2000. E como detentora, mestre e liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro há 20 anos, estou convicta que está bandeira deve ser pauta permanente em todos os programas de governo que prezam pelo Patrimônio de nosso País, bem como por todos os setores, instâncias e pessoas que garantem a continuidade dessas políticas de preservação e salvaguarda, como seus praticantes que fazem de suas vidas parte de nossa construção coletiva.
Professor Amilton
50.002
https://www.instagram.com/prof.amiltonlima/ https://www.facebook.com/professoramilton/
Sou professor de artes frequentador dos espaços culturais de Campinas, levando os alunos para conhecer e fomentar a cultura na cidade de Campinas. Acredito na necessidade de conhecer e preservar os espaços públicos e artísticos na cidade.
Matheus Albino
13.113
Site: matheusalbino.com
Facebook: fb.com/matheusalbino13
Instagram: @matheusalbino13
Sou Matheus Albino, ativista da educação, cultura e juventude nascido em Campinas, apaixonado pela história da cidade. Economista e doutorando em Demografia na Unicamp, com pesquisa na área de história econômica e demográfica. Por ser meu berço e meu objeto de investigação, aprofundei meu entendimento sobre o período escravista da cidade e passei a me envolver com as pautas de defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade. É prioridade em nossa proposta de atuação parlamentar denunciar a destruição dos espaços de socialização da juventude, museus, bibliotecas, espaços culturais da periferia e zelar pela história e pela memória campineiras como caminho para a construção da cidadania plena. Acredito ser necessário fortalecer os conselhos municipais e propor um debate com os movimentos de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade para a definição e requalificação do centro histórico como espaço cultural e de convivência, preservando e recuperando seus espaços. Fará parte de nossa atuação a defesa dos espaços que valorizem as expressões culturais dos povos originários e de matriz africana. Por isso, assumo meu compromisso com o patrimônio cultural de Campinas.
Alexandre Mandl
50.650
@AlexandreMandl
www.facebook.com/AlexandreTMandl
Como militante da Esquerda Marxista e advogado popular, sempre estive junto aos movimentos sociais lutando para garantir o uso coletivo, popular e questionário de espaços públicos ou nos casos de prédios subutilizados ou abandonados pelo setor privado, com as ocupações de fábricas, como a Flaskô, com os projetos culturais e de educação popular, ou no caso da Maloca. Além disso, entendemos ser indispensável que o patrimônio cultural seja resguardado, preservado e devidamente valorizado, com investimento adequado, para ações em defesa da memória e da história, especialmente da população mais vulnerável, a classe trabalhadora e movimentos sociais que constroem a resistência histórica e cotidiana nesta sociedade capitalista. Temos que lutar para inverter a lógica de apropriação privada da riqueza, seja da força de de trabalho, seja dos bens públicos e espaços coletivos. Vamos à luta! Parabéns pela iniciativa e contem com meu apoio.
Orestes Toledo
65.123
@orestes augusto toledo
Apoio.
1.
suplente
bottom of page