top of page
Pauta-compromisso
Eleitos e Candidatos Comprometidos com a
Preservação do Patrimônio Cultural !
Santos
Rafael Moreira
50.000
Site: https://guilhermepsol.com.br/v/rafael
Facebook: https://www.facebook.com/rafaelpolitica Instagram: @rafaelpolitica
Declaro meu completo apoio à Carta-Compromisso elaborada pela Rede Patrimônio Cultural Paulista. Sou Doutor e Mestre em Ciência Política pela USP, e durante minha trajetória acadêmica e militante procurei contribuir ao debate público sobre as políticas urbanas do município de Santos, onde hoje sou candidato à vereador, seja por meio de entrevistas e palestras, seja por meio de artigos.
Professor Orlando
43.369
https://linktr.ee/professororlandooficial
Mestrado no IPTA, bacharel em Biologia Marinha; licenciatura em biologia, professor do ensino superior há 19anos; professor do ensino básico há 12 anos, coordenador de ciências no ensino básico, coord. de projetos de iniciação científica e de projeto sócio-ambientais.
Marias no Mandato Coletivo Feminista
50.123
https://www.facebook.com/mariasmandatocoletivo/ https://www.instagram.com/mariasmandatocoletivo/ Mariasnomandato.blogspot.com
Formado pelas candidatas a vereadoras Cidinha Santos, Luciana Jorge, Thaís Helena e Dida Dias, TODAS ORIUNDAS DA PERIFERIA, iniciaram um abaixo-assinado online com objetivo de pressionar a Prefeitura de Santos e retirar o nome do pai do prefeito Paulo Alexandre Barbosa - Paulo Gomes Barbosa - da escola do Jabaquara, e do viaduto da Nova entrada de Santos. Pra elas, a Unidade Municipal de Ensino (UME), que se localiza na área onde um dia existiu um dos mais importantes quilombos de Santos, o Quilombo do Pai Felipe, deveria se chamar Brandina Fiúsa - ex-escravizado, que atuou no movimento abolicionista de Santos, na segunda metade do século XIX. Brandina usava o que ganhava com o seu trabalho para dar comida, vestimentas e remédios aos negros e negras refugiados na Baixada Santista, tendo colaborado ativamente com os cabos abolicionistas e com Santos Garrafão (José Theodoro Santos Pereira), que organizou um dos maiores quilombos santistas: o "Quilombo de Santos Garrafão", situado na Ponta da Praia. Já para o viaduto, reivindicam que seja renomeado Quintino de Lacerda, ex-escravizado, quilombola e um dos primeiros líderes negros da Cidade. Quintino de Lacerda nasceu escravizado em 1855, na cidade serrana de Itabaiana, em Sergipe, e se tornou herói abolicionista, líder do Quilombo do Jabaquara, sendo também o primeiro vereador negro do Brasil. Lacerda participou ativamente de, pelo menos, dois grandes eventos nacionais: a Revolta Armada e o processo de desestruturação do sistema escravista no Brasil, considerado o mais atuante fomentador da abolição no litoral paulista. Quintino de Lacerda tomou posse como vereador em 9 de julho de 1895.
Ronald
22.022
https://web.facebook.com/RonaldSantos1977
Sou Arquiteto e Urbanista servidor público do Município de Santos. Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos e Vice-Presidente no dois últimos biênio, estou amplamente envolvido com as ações públicas para proteção e valorização do nosso Patrimônio Cultural. A organização e fortalecimento dos órgãos municipais de gestão do patrimônio cultural (Alegra Centro e Condepasa), o aprimoramento e aplicação das políticas públicas de proteção e valorização do patrimônio cultural e a implementação de ferramentas de educação patrimonial nas escolas são compromissos que tenho com a sociedade santista.
Danilo Coletivo Santos Progressista
13.123
https://www.facebook.com/coletivosantosprogressista
Nós do Coletivo Santos Progressistas, uma candidatura coletiva ao legislativo, subscrevemos nosso compromisso com políticas públicas voltadas para o patrimônio histórico e cultural de Santos.
suplente
suplente
bottom of page